Pirataria.
Não lembro se já escrevi aqui algo sobre cds piratas, mas essa semana eu me senti pressionado a falar. Já comprei bastantes cds originais, mas hoje me limito a comprar apenas dos artistas independentes e daqueles que sei que adquirindo o cd estarei dando uma oportunidade para ele dar a continuidade de seu trabalho. Agora, cds gringos e/ou com preços abusivos faço download sem dó alguma. Uma coisa é você comprar um cd do Kamau, o cara que sente no bolso o que é fazer um cd e outra é você comprar de alguém que ganha 1 real por cd vendido e a gravadora fica com a grande parte. É lógico que quando compramos cds em camelôs estamos comprando algo de qualidade duvidosa além de não termos o encarte entre outras coisas legais que só o original tem. Mas é uma forma de protesto contra o preço abusivo que apesar das gravadoras não estarem arredando o pé, assistimos à sua derrota gradualmente. As lojas de cds estão fechando cada vez mais. Isso é um fato concreto ao contrário da pessoa que discutiu comigo que disse que todo mundo que ele conhecia preferia comprar original e insinuou que eles o fizessem. Ele provavelmente não anda com quem eu ando... na revista caros amigos que tem o Gil na capa uma colunista disse que todos querem ter o original, mas como nem todos tem condições acabam optando pelo genérico. É a democratização da arte.
Não é o cd que vale e sim o som. Acho que consciente ou inconsciente a população está entendendo isso.
Convenhamos que cobrar 10% do salário mínimo num cd pra quem vive apenas com um ou dois, faz uma falta tremenda. Então comprem cds desde que o preço esteja de acordo com seu bolso, se não tiver pirateie.
Entrei nessa briga apenas pelo fato de ter visto um blog onde o menino escreveu que quem tem a boa vontade de comprar original garante sua vaga no céu. Convenhamos, ser politicamente correto às vezes não está ao nosso alcance.
Por falar nisso...
No site do realhiphop.com.br há uma entrevista onde o Parteum fala sobre a atitude tomada por ele ao ver mixtapes suas, falsificadas numa loja em SP. CONFIRA!
Para ouvir, apreciar e respeitar.Fela Kuti
Nascido em 1938, Fela Anikulapo Ransome Kuti revolucionou a música africana na década de 70: "espremeu o Funk e o Jazz, adicionou tempero africano e garantiu o sabor do caldo com seu próprio talento".
Casou com 27 mulheres numa cerimônia pagã em forma de protesto à colonização Européia e se separou de todas um ano depois alegando que nenhuma pessoa pode ser propriedade de outra.O Nigeriano inventor do Afro-Beat, morreu nos anos 90 vitima da Aids.
Gil Scott-Heron
Uma lenda musical por engano. Ele queria ser apenas um escritor e acabou se tornando o inventor do rap dando um novo fôlego e uma linguagem bem mais agressiva a luta dos direitos civis nos EUA.
“The Revolution will not be televised”
Indicação
Kanye West – Late Orchestration
Após lançar dois cds espetaculares, Kanye está de volta com uma mixtape bem peculiar. O “Late Orchestration” como o nome já pressupõe é a regravação de algumas musicas dele juntamente com uma orquestra. Entre as musicas estão: Jesus Walks, Gold Digger, Diamonds from Sierra Leone e Hear’Em say. O resultado ficou bem interessante...
Notas:
*Se o papel do Mos Def no 16 Quadras, filme em cartaz nos cinemas, era ser parecer chato ele conseguiu com êxito.
*Para quem vai ao Brasilintime, saibam que estou morrendo de inveja.
Até breve
[[Black Alien – Como eu te quero]]