Mas que nada!

Mais precisamente em 1963 no mesmo ano em que os Beatles vinha com Please Please Me pra lá de careta, um tal Jorge Meneses chegava por aqui chapando legal com “Samba Esquema Novo”. Jorge Ben (na época sem Jor) trazia em seu violão influências árabes e africanas vindas de sua etíope mãe e tudo aquilo que ouvia pela infância, Luiz Gonzaga, Ataulfo Alves e de um certo Nelson Gonçalves que era crooner da orquestra de Severino Araújo. Numa época onde Jovem Guarda e samba tradicional de letras engajadas comandavam o cenário nacional, o estilo que misturava bossa nova e rock & roll foi um pouco marginalizado, mas sempre inovador. Foi o único artista que circulava tranquilamente entre os programas de televisão. Na época quem se apresentava no na Jovem Guarda não poderia ir ao Fino da Bossa comandado pela Elis Regina e assim era com os demais programas, a não ser que você fosse uma pessoa de “Ben” se é que me entende. Enfim, não vivi anos 60 e assim como outros peguei a fase Ben Jor que não é tão incrível assim e admito que até tive resistência a ouvir as coisas antigas dor cara por conhecer o presente, mas quando coloquei no som A Tabua de Esmeralda...ficou pequeno. Reza a lenda que os bons voltarão, enquanto isso o podcast #06 já tem dono.

Tracklist

1. Rosa, menina rosa*
2. O homem da gravada florida**
3. Jovem Samba***
4. Mexe-mexe**** - Mundo Livre S/A
5. Umbabarauma (ponta-de-lança africano)***** - Los Sebosos Postizos
6. Mas que Nada - Sérgio Mendes & Black Eyed Peas

Notas:
*Do primeiro álbum (Samba Esquema Novo, 1963)
**Primeiro play dele que me fisgou, do A Tábua de Esmeralda de 1974
***Do álbum de 74, “O Bibú – O Silêncio no Brooklin”. Dizem por aí que o álbum tem esse nome pois enquanto grava ele estava no apê do Gilberto Gil em São Paulo no bairro do Brooklin e sempre que ele voltava de madrugada das gravações não havia nada no bairro, nem festa, bares e restaurantes abertos, apenas o silêncio .
****Já ouviram alguém dizer que Mundo Livre lembra Jorge Ben das antigas? Então, eles foram agraciados com uma canção inédita do mestre. Saca Só!
*****Combinado de Nação Zumbi e Mundo Livre destinados a tocarem o melhor do homi.
******Não podia ficar sem dizer que a musicalidade do cara ultrapassou barreiras. O primeiro disco do BEP tinha 5 samples do Jorge Ben isso deu até processo, mas tudo bem ou tudo Ben...confere aí!

Brasileiro Original

O site do Max B.O., um dos melhores improvisadores do Brasil está no ar. Acessaí!

Ainda espero dias melhores...

4 comentários

  1. Insana  

    oiii..

    n achei q vc gostasse de jorge ben...sabe dançar tbm??
    heheh

    bom, mto bom!
    * menina mulher da pele preta =)

    bjus!

  2. Anonymous  

    Tai um somzinho que eu acho massa!

    Tem ateh uma banda aqui em ctba que eu curto bastante que toca esse estilo...Decomositores, os vi ontem por acaso! hehe

    Bjo honey!

  3. Anonymous  

    Corrigindo: Decompositores!

  4. welliton luiz  

    falando em jorge bem ta ae Canbeck... novo blog espero tua visita e vamos fazer parceira.... paz

Post a Comment

Subscribe to: Post Comments (Atom)