O último dos 3 podcasts que antecedem o cd Ópera Obliqua do Mzuri Sana foi jogada na internet ontem dê uma olhada na traklist e o que é mais importante: ouçam!
01. Parteum
02. Raciocínio Quebrado (Ao vivo no lançamento da coletânea Boomshot Vol. Único) : Grave menos distorcido...
Extraída da sessão de Pro Tools do show de 23/07/06
03. Som de B-Boy/Suissatack
Extraída do HD com sons que não foram para versão oficial do álbum "Ópera Oblíqua"
04. Improvise (Part. Especial Vander Carneiro)/Só um teste! : direto da fita-cassete...
Audio CD Ref. #01/Chris Athens-Setembro 2006 + Trecho de ensaio gravado em fita-cassete/Casa do Suissac/03/11/00
05. Soti
Extraída da coletânea "Atelier Studios 15 anos"
06. Metas, Cubículos e Computadores
07. M-Z-U-R-I (Versão Disco)
08. M-Z-U-R-I (Remix)
09. Você acaba de ouvir...
Escutaí!
Embassado demais, agora é só esperar o Ó.O.
Ainda na World Wide Web o site do De Leve sofreu algumas alterações. Além de estar acessível em Inglês e Espanhol, agora também é possível baixar acapelas para remixes, vídeos (ao vivo em shows, programas de tv, clipes e a entrevista do Caetano Veloso onde ele elogia o De Leve) e também camisetas novas a venda.
Confere aí!
Viram que a frase do lado esquerdo mudou?
Me segurei e consegui! Foram meses me segurando para não falar de política. Ah, todos fazem e enche o saco, não estava mais agüentando debates, pesquisas... e o pior que fico super antenado nessas coisas mesmo a contragosto. Mas agora já foi. Amanhã enfrente fila, aperte 3 botões, pegue o papelzinho e cumpra com seu papel...
Assim como eu, você cansou de ser bombardiado e agredido pela disputa eleitoral? Números, dia de candidatos, pesquisas... então desligue a TV e feche a Veja (afinal nem um dos dois prestam muito) e ligue o som. Para refletir no momento, Paulo Napoli disponibilizou em seu myspace a musica “Esquerda e Direita” que obviamente fala de política.
Deus nos dê estomago porque ainda temos um mundo inteiro pela frente...
Essa semana se tudo der certo terá um texto bacana aqui sobre vizinhança, como foi aquele sobre amigos...
*Ué?! Você não ia viajar? Ia. Mas tava com um pouco de preguiça e não me sinto bem abandonando minhas poucas responsabilidades e ainda por cima fonte quentíssima de águas de Lindóia me disse que o Indie Hip Hop desse ano promete...
CONFIRMA!
Hoje entrou no ar o site do Shaw . Shawlin integrante do Quinto Andar lança seu site e ganha quem visita. MP3 de toda sua caminhada, uma de seu album solo e mais a chance de ouvir algumas músicas do "Ruas vazias". No site ainda encontra fotos e o url para o blog e futuramente o acesso a videos. Tá esperando o quê?
As atualizações da boomshot nunca passa em branco aqui, até demora, mas eu dou um toque. O programa #42 deve estar no ar há umas 2 semanas, a bola da vez é Akin onde o 4º bloco é apenas com músicas do próprio. Ainda ta aí?
As atualizações demoram mas chegam. Desaparecem e reaparecem. A vida é assim. A correria faz com que seja assim. Eu folgado? Muitos dizem que sou folgado não faço nada, mas vai vendo... no meio de tanta folga não sobra tempo pra postar aqui. Mas o resto da semana tá mais calmo então quem sabe aparece mais posts...
Conversando com uns e outros pintou (ou reforçou) a idéia de colocar aqui coisas sobre a minha área acadêmica com mais frequência. Lá vai então, isso é um pouquinho de Psicologia Social, caiu na minha prova até... 7,75 nada mal não é?
A Psicologia Social chegou ao Brasil através de Aroldo Rodrigues que em suas obras eram embasados na Psicologia Social americana. Enquanto lá no norte surgiam movimentos como o feminista e o negro e a derrota no Vietnam abalavam a tal psicologia social por lá, por aqui se questionava se um estudo feito lá era aplicavel aqui. Questionamento este que se espandiu no mundo todo. A Psiocologia Social era completamente experimental, o homem era apenas um figurante na sociedade, esta que ditava as regras e o sujeito seguia. Errado? Acredito que sim. Entre os precurssores da Psicologia Social (genuinamente) Brasileira, Ana Bock define o Homem na psicologia. Para o explicar ela usa o Barão de Munchhausen, personagem de uma fabula infantil alemã onde o tal Barão consegue tirar seu cavalo e ele da lama apenas puxando seu próprio cabelo. Para Ana, o homem não sofre as consequências do meio de forma passiva, ele interage com o meio e sofre a reação do mesmo, até porque ele faz parte da social de algum modo. Ao contrário da psicologia gringa onde qualquer um era visto como capaz de se levantar puxando o próprio cabelo, por aqui você até tem tais atributos, mas tudo depende das condições que o homem tem.
É Isso!
De volta a Campo Grande, depois de 5 dias na terra do meu avô. Falar de quê? Vamos elaborando...
Filmes...
OLDBOY
Ouvi falarem muito desse filme, o engraçado é que um amigo cobrava para que eu assistisse a esse filme. Engraçado, ele me cobrou numa semana, na outra em São Paulo uma amiga que tinha o original e uma cópia me deu (ou emprestou) a tal cópia. Assisti logo que cheguei, e na viagem que fiz essa semana mostrei a um tio e ele ficou maravilhosamente transtornado com o filme. E ontem achei na Americanas o DVD, não vi o preço nem nada, mas quando fui efetuar a compra a surpresa: dentro da caixa só estava o DVD de extras, alguém roubou o do filme. Mas vamos falar sobre o filme né. O filme é Sul-Coreano de 2003 com a direção de Chanwook Park. O personagem principal é raptado e passa 15 anos num apartamento e a única coisa que o mantém em contato com o mundo exterior é a televisão. Por ela ele vê os anos passando, sua mulher sendo assassinada e ele sendo posto como o culpado entre outras coisas. Solto ele tem 5 dias para saber o motivo e poder se vingar. Muitos conteúdos de psicologia nesse filme que faz parte de uma trilogia sobre vingança. Não me surpreenderia se na América estivessem planejando um remake desse filme, mas vamos torcer para que isso não aconteça...
INCONSCIENTES
Este filme eu assisti num simpósio de psicanálise. Se alguém souber onde tem a venda ou para alugar eu agradeceria. Esse é espanhol de 2004, uma comédia em que um ex-estagiário de Freud entra em crise e some. Sua mulher grávida e seu cunhado vão a procura do psicanalista fujão. O filme se passa em 1913 e de uma forma humorada e prática a investigação abrange as experiências e as publicações de Freud.
Música...
Diverse – One A.M.
Álbum de 2003 que conta com as participações de Vast Aire, Jean Grae e Lyrics Born além das produções “pouco” cabulosas de Prefuse 73, Madlib e RJD2. Confere aí esse cd do mc de Chicago.
Quadrinhos...
Estou disponibilizando aqui o quadrinho 300 de Esparta criado por Frank Miller e que em breve virará filme. Esse não é o primeiro quadrinho de Frank que vira filme. Sin City o filme, é uma compilação de vários quadrinhos de uma mesma série e talvez tenha sido o filme mais fiel ao quadrinho tanto nas cores, roteiro, cenário... Ta em .PDF, são 5 partes. Download it e divirta-se!
*Mais 2 blogs serão adicionado a lista de links: O novo da Marla que antes era o Eu-Marla e o do Gabriel que está estreando nesse mundo. Plantar uma árvore, ter um filho, escrever um livro e ter um blog...
Todo mundo escreve, ninguém lê - Gabriel
Eu, nós e o halo acusador da realidade - Marla
"...mas minha caneta é minha granada e eu já joguei fora o pino..."
Nota: Curitiba? Beastie Boys? Quem sabe??
Status: me preparando para a viagem da semana. Num mês se está na capital no outro no interior.
“Just want to take the time to let you know
Sometimes it's hard to let my feelings show
The thoughts of guarantees are really so
This is all for you”
Original: Michael Franks - I Really Hope Its You
Sampleada em: Little Brother - All For You
Psicanálise yo!
Tudo aquilo que não é lembrado é repetido. Cometemos o mesmo erro inúmeras vezes se não conseguirmos lembrar da raiz guardada no inconsciente. Quando lembramos podemos elaborar e finalmente assim acertar os ponteiros...
*Isso aí em cima é a essência do texto Recordar, Repetir e Elaborar do Freud.
To feliz com uma das minhas novas experiências (que nas últimas semanas não têm sido poucas). Junto com mais três parceiros de sala e sob a coordenação da professora mais foda do meu curso, começaremos a escrever um livro. Somos um pouco ambiciosos é verdade, não temos em mente fazer um só e sim três. O primeiro trará uma visão por períodos. Cada acadêmico pegará uma fase de Freud e as principais obras dessa e fará um texto não só dando a idéia de contexto e teoria, mas também o impacto que cada informação trouxe a nós como alunos. A idéia pretensiosa é seguir a linha do livro de Charles Brenner que é utilizado no quarto semestre, para que ele venha a auxiliar no estudo outros que estiverem passando por esse semestre. Peguei a última parte do livro que vai de 1923 a 1929 onde os principais textos são: “O Id e o Ego”, “A dissolução do Complexo de Édipo”, “A perda da realidade na psicose” e “A Negativa”. A data prevista para esse projeto ficar pronto é em Setembro do ano que vem, mas isso só ficará mais claro quando em Março nos reunirmos para apresentar o esboço de cada um.
Virando o disco...
Em 1938 na Nigéria nascia um tal de Fela Kuti filho do primeiro presidente da União Nigeriana dos Professores. Foi para a Inglaterra estudar medicina e se envolveu com música acabando inventando uma parada chamada Afro-Beat (determinismo psíquico? Inconsciente? Olha o insight [um tanto quanto idiota e irrelevante] que tive: o do primeiro texto entrou pra medicina e “inventou” a psicanálise e o Fela entrou para o mesmo curso e inventou...). O Afro-Beat nada mais é que a fusão do Jazz americano com “West African Highlife”. Em suas músicas estão contidas letras de alto teor político e social e tomou mais força após ser apresentado ao movimento negro Norte-Americano.
Para download: Hi-Tek – Hi-Teknology Vol.2
[[El-P - Delorean]]
A passos não tão largos podemos conferir de tempos em tempos uma manifestação do rap nacional como dos últimos meses. Antes de ir pra São Paulo numa big compra no site do bocadaforte.com.br pude ter acesso aos cds do Simples, Slim Rimografia e da coletânea da radio Boomshot. Em Sampa voltei com mais o do Mamelo Sound System e do Inumanos e provavelmente fecharemos com o álbum do Opera Obliqua do Mzuri. Raps bem diferentes mas com uma coisa em comum: qualidade. Gente fazendo besteira tem de monte já, não vou nem ficar citando, nem isso nem a decadência de outros (nem do rap, coisa que a Carlinha fez muito bem num de seus últimos posts). É engraçado como vem uma paulada atrás da outra e depois uma calmaria danada, espero que diminua o intervalo de uma onda a outra. Fazendo uma retrospectiva rápida, 2004 ficou marcado pelos cds do Black Alien e do Parteum e 2005 por pouquíssimos cds e por várias mixtapes legais, esse ano até então estava devagar tanto de álbuns quanto de mixtapes. Aí vem o quinteto do Simples com um rap simples e clássico, o Slim introspectivo, a coletânea cabulosa organizada pelo Zeca MCA, o Mamelo com o cd atemporal em todos os quesitos e o Inumanos que demorou, mas saiu ao maior estilo faça você mesmo. Seis ou sete álbuns por ano não é um número que gostaríamos que fosse lançado, mas é o número que a situação permite. Vamos aproveitar até chegar a próxima levada, torcer que não demore muito e apreciar o que está disponível de bom.
#41
Mais um programa da rádio Boomshot está disponível. Mamelo Sound System são os convidados (“once again”) e falam sobre o Velha Guarda 22, elogios, mulheres na rima, participações e os shows que serão feitos junto com Scotty Hard, Akin e Prince Paul as produções desse último compõe junto com o Mamelo a tracklist do Programa. Vai lá conferir...
Pra fechar...
Esse vídeo vi no blog Café com Bolachas dá pra refletir um pouco sobre.
Pra atrasar já não tem bastante?
[[Outakast - Idlewild Blue]]