Psicanálise yo!
Tudo aquilo que não é lembrado é repetido. Cometemos o mesmo erro inúmeras vezes se não conseguirmos lembrar da raiz guardada no inconsciente. Quando lembramos podemos elaborar e finalmente assim acertar os ponteiros...
*Isso aí em cima é a essência do texto Recordar, Repetir e Elaborar do Freud.
To feliz com uma das minhas novas experiências (que nas últimas semanas não têm sido poucas). Junto com mais três parceiros de sala e sob a coordenação da professora mais foda do meu curso, começaremos a escrever um livro. Somos um pouco ambiciosos é verdade, não temos em mente fazer um só e sim três. O primeiro trará uma visão por períodos. Cada acadêmico pegará uma fase de Freud e as principais obras dessa e fará um texto não só dando a idéia de contexto e teoria, mas também o impacto que cada informação trouxe a nós como alunos. A idéia pretensiosa é seguir a linha do livro de Charles Brenner que é utilizado no quarto semestre, para que ele venha a auxiliar no estudo outros que estiverem passando por esse semestre. Peguei a última parte do livro que vai de 1923 a 1929 onde os principais textos são: “O Id e o Ego”, “A dissolução do Complexo de Édipo”, “A perda da realidade na psicose” e “A Negativa”. A data prevista para esse projeto ficar pronto é em Setembro do ano que vem, mas isso só ficará mais claro quando em Março nos reunirmos para apresentar o esboço de cada um.
Virando o disco...
Em 1938 na Nigéria nascia um tal de Fela Kuti filho do primeiro presidente da União Nigeriana dos Professores. Foi para a Inglaterra estudar medicina e se envolveu com música acabando inventando uma parada chamada Afro-Beat (determinismo psíquico? Inconsciente? Olha o insight [um tanto quanto idiota e irrelevante] que tive: o do primeiro texto entrou pra medicina e “inventou” a psicanálise e o Fela entrou para o mesmo curso e inventou...). O Afro-Beat nada mais é que a fusão do Jazz americano com “West African Highlife”. Em suas músicas estão contidas letras de alto teor político e social e tomou mais força após ser apresentado ao movimento negro Norte-Americano.
Para download: Hi-Tek – Hi-Teknology Vol.2
[[El-P - Delorean]]